Spray vai tornar folia mais colorida em Cosmópolis

Baderneiros do carnaval serão
marcados com spray colante colorido
A Guarda Municipal de Cosmópolis (ou seria Coloridópolis) encontrou um jeito que tem tudo a ver com o espírito carnavalesco para conter confusões durante os dias de folia: vai marcar os baderneiros com spray colante colorido.
Segundo o secretário de Segurança Pública de Cosmópolis, Carlos Alexandre Braga, a GM está adquirindo seu segundo lote do produto que atendeu às expectativas quando utilizado pela primeira vez.
"Por ser uma novidade, as pessoas se surpreenderam com os resultados, pois é um bom produto como arma não letal e ajuda os guardas em seu trabalho de uso de força moderada, em caso de necessidade", argumenta o secretário.
O produto é um spray, com uma gosma adesiva feita à base de óleo vegetal, não tóxica e biodegradável, que permite imobilizar e identificar indivíduos em momentos de confronto. 
A 'gosma' foi projetada para evitar situações de tumulto ou pânico em locais de grande concentração de pessoas como carnaval, shows, jogos de futebol entre outros eventos. A novidade tem a autorização do exército para venda e utilização.
Além de Cosmópolis, que fica na região de Campinas, outras guardas municipais do interior paulista vem utilizando o spray marca-baderneiro, como Itatiba, Americana, Itu, Rio Claro e Araçoiaba da Serra.
Produto 100% brasileiro, o spray libera um tipo de cola, que quando espirrado no rosto faz com que o agressor fique desmobilizado (incapacitado) da ação agressiva ou, em caso de fuga, seja identificado com mais facilidade pela polícia.
O produto não queima a pele, não faz mal à saúde e pode ser retirado do corpo ou da roupa com um antídoto ou após 48 horas, caso o agressor não seja assistido por quem lhe dê o material próprio de remoção.
Dentro de espírito de carnaval o spray vem em três cores: O tipo Black Belt, com o pigmento preto, que quando espirrado nos olhos dificulta a visão; o tipo Sangre, com pigmento vermelho, que tem impacto psicológico por dar a sensação visual de sangramento; e o X-Glow com fotoluminescência na cor laranja, marca o agressor e é o único que brilha no escuro facilitando a busca e a captura de agressores.

Nenhum comentário: