Morre Billy Blanco, um apaixonado por Sampa

Billy captou a sinfonia paulistana
Morreu nesta sexta-feira, às 8h10, de parada cardíaca, o cantor e compositor Billy Blanco.
Com 87 anos, ele estava internado no Hospital Pan-Americano, na Tijuca (zona norte do Rio), desde 2 de outubro de 2010, quando sofreu um acidente vascular cerebral.
Natural de Belém, no Pará, estudou arquitetura em São Paulo, em 1946, mas já veio para cá como compositor. Depois se mudou para o Rio, onde a carreira ganhou novo impulso.
Billy foi precursor da bossa nova e parceiro de Tom Jobim, Baden Powell e João Gilberto.
Além da deliciosa "Estatutos da Gafieira" e outras composições muito bacanas, Billy foi o autor de Sinfonia Paulistana, onde a música "Amanhecendo" é uma homenagem linda a São Paulo.
O autor deste mal-traçado blog teve a feliz oportunidade de trocar algumas palavras com Billy num dia muito especial: o aniversário de São Paulo.
Era 25 de janeiro de 2000 e este escriba foi a uma missa realizada no Pátio do Colégio em homenagem aos 446 anos que Sampa então comemorava.
À parte a troca de farpas entre o governador Covas e o prefeito Pitta, mandários estadual e municipal naquela época, foi uma festa muito bonita em seu final, quando o famoso Amanhecendo, de Billy, foi tocado e interpretado por um grupo musical no palco montado no Pátio do Colégio.
Foi nessa hora que o criador deste blog conversou com Billy e pode sentir todo o carinho que ele tinha por São Paulo, apesar de viver mais no Rio de Janeiro.
Como tudo o que a gente pensa está na internet, aqui vai um vídeo com fundo musical de Amanhecendo, que foi popularizada como abertura do Jornal da Manhã, da Rádio Jovem Pan.
Ouça Billy contando como foi o seu envolvimento com a vida paulistana.

2 comentários:

David da Silva disse...

Soldera,
eu ainda tô doente com a partida do Billy. Melodista refinado, ele foi um dos melhores "contadores de causos" do samba brasileiro, cronista maioral (entre maiorais como Noel e Orestes) da nossa MPB.
Fiz duas homenagens póstumas a Billy no meu blog-boteco, e ainda nesta semana vou render-lhe mais outra com este video que eu não conhecia e que vc compartilhou.

Antonio Marcos Soldera disse...

Pois é David, infelizmente a morte parece levar primeiro os bons. Coloco abaixo o link da sua homenagem para engrossar o caldo:
http://barelanchestaboao.blogspot.com/2011/07/adeus-billy.html