Ouro de Tolo, o 1º grande sucesso de Raul Seixas

Baú do NP tem o compacto com
a música que deu fama a Rauzito
A música Ouro de Tolo colocou Raul Seixas nas paradas de sucesso do Brasil todinho. A canção saiu em compacto antes de o LP ser lançado.
Gravação da Philips com que Raul estourou a boca do balão
Pra quem não sabe compacto era um disco em vinil, geralmente com 33 rotações por minuto, com uma música em cada face. Já o LP ou Long Play era um vinilzão com mínimo de seis músicas de cada lado.
Para divulgá-lo, nas rádios e pelo Rio de Janeiro, Raul comandou uma passeata no dia 7 de junho de 1973, que percorreu a  Rua do Passeio e o aterro da Glória, até chegar ao centro da Cidade Maravilhosa.
Vestido em traje rigor, Raulzito caminhou de violão em punho e cantando. Uma blusa de pano de cortina confeccionada por sua esposa à época, Edith, fazia o papel de camisa. Todo mundo parava para olhar.
No lado 2:  A Hora do Trem Passar
Neste ano de 1973, o autor dessas mal-maltraçadas viu Raul em ação pela primeira vez no programa Clube dos Artistas, apresentado por Ayrton Rodrigues, na extinta TV Tupi.
Devia ser inverno, pois ele se apresentou no tradicional programa vestindo um casaco que parecia de pele. O pai deste escriba repudiou. Este escriba adorou e já o adotou como filósofo.
“Ah eu é que não sento no trono de um apartamento com a boca escancarada, cheia de dentes, esperando a morte chegar...” O escriba – então com 16 anos, trabalhando como correspondente em Boituva do jornal Diário de Sorocaba – comprou o compacto Ouro de Tolo, que hoje faz parte do Baú do NP. 
Passeata no Rio, em foto da Editora Três
De um lado, como você pode ver nas fotos, Ouro de Tolo. Do outro uma música que quando parecia que ia começar acabava, chamada A Hora do Trem Passar, que nada tinha a ver com o famoso Trem das Sete.
Apesar de ter adoração pelo disquinho, este blogueiro está aberto a negociação. Afinal, para ficar rico com blog só mesmo vendendo a alma ao governo e recebendo polpudas quantias para defendê-lo, como fazem alguns renomados jornalistas e outros istas deste Brasil varonil.

----------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------
((((clique no anúncio para ver melhor))))
---------------------------------------------------------------




2 comentários:

Lourdes Maria disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
David da Silva disse...

Soldera,
tenho um amigo de fé que vai gostar de ler este seu post, e quem sabe até descolar um interessado em passar este seu vinil nos cobres.
Saiba de quem estou falando no blog do time de várzea do meu bairro aqui:
http://vumo-maraba.blogspot.com/2010/08/retrato-falado-de-um-cara-bacana.html